Submarino

Páginas

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Música no Trabalho

Com toda essa "liberdade" que as empresas modernas têm inserido no ambiente de trabalho, com toda a "conectividade" que está ao alcance de quase toda a população, é comum algumas empresas permitirem que seus colaboradores ouçam música durante o expediente.

Mais e mais pessoas hoje em dia chegam na empresa, sentam-se em sua mesa de trabalho e colocam seus fones de ouvido. "A música relaxa. A música concentra."

A verdade é que um experimento realizado e publicado em 2010 no País de Gales provou que as pessoas têm um resultado pior em testes de memória quando escutam música do que quando trabalham em silêncio.

De acordo com o pesquisador Daniel Levitin, a melhor maneira de ouvir música é ouvir durante dez ou quinze minutos ANTES do seu expediente, e não durante suas atividades o dia inteiro. A música boa relaxa e acalma, despertando o cérebro. Quando a música é ouvida durante a realização de outras atividades que exigem concentração, ela causa uma disputa de atenção, prejudicando o bom desempenho do cérebro. 

A boa notícia é que a música pode ser ouvida quando o ouvinte executa tarefas repetitivas, que não exigem grande nível de concentração. Nesse caso, a boa música evita o tédio e ajuda a manter a atenção. Como tudo na vida, até o que é bom precisa de uma dosagem correta.

Nenhum comentário: