Submarino

segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

O Ser Humano Decepciona Sempre

Analisando o mundo e as mudanças políticas que ocorreram em 2018, só fico mais decepcionado com a hipocrisia e a falta de bondade do ser humano. Poucos da nossa espécie merecem ainda estar vivos. Há muita gente que não crê em Deus. Eu creio, e sei que Ele deve ser muito bom mesmo para tolerar o ser humano com toda a maldade que há no coração.

O povo americano continua idolatrando seu presidente, um homem sem escrúpulos, preconceituoso, ambicioso ao extremo como todo bom capitalista.

O Vaticano continua em seus "negócios" usando a obra de Deus como desculpa para seus lucros e permitindo que homens inescrupulosos controlem seu capital.

O radicalismo e a intolerância religiosa se espalham pelo mundo, deixando as minorias com cada vez mais medo.

Israel esquece que foi "estrangeiro em terra estranha", como a própria Bíblia diz, e trata mal seus vizinhos, pois há extremismo nos dois lados. Em Deuteronômio 10:19 está escrito: " Portanto amareis o estrangeiro, porque fostes igualmente peregrino na terra do Egito".

A Itália pós-operação mãos limpas - que custou a vida de tanta gente boa - permite que a Máfia continue influenciando os assuntos do Governo.

O Brasil cai no mesmo conto do vigário, acreditando haver "planos comunistas que irão destruir o país", sem perceber que esta é a velha desculpa que foi usada pelos militares e por políticos todas as vezes em que precisaram enganar o povo para tomar o poder. Aliás, a desculpa do comunismo foi usada em várias ocasiões na História Mundial, sempre fazendo com que o povo ficasse com medo e escolhesse algum "salvador" que posteriormente se mostrou pior que a "ameaça comunista" que nunca existiu.

Fico triste e ao mesmo tempo surpreso quando ouço pessoas dizendo que a corrupção no Brasil já acabou. Como pode? Como foi feita esta lavagem cerebral coletiva? 

Não é o poder que corrompe o homem, mas o homem corrompe o poder. O comunismo, a esquerda, a direita, e até mesmo o capitalismo não são ameaças a serem combatidas, são apenas ideais, são somente "filosofias" diferentes. O que deve ser combatido é o oportunismo e o mau caráter de pessoas que usam estes ideais como ameaças ou como solução milagrosa para mascarar suas intenções egoístas e sede de poder. O que deve ser combatido é o político que quer comandar o país esquecendo-se do trabalhador, tratando o cidadão como engrenagem de uma máquina. 

Após tantos anos de guerras, após as lutas para libertação de escravos em vários países, após a morte de pessoas que lutaram para que hoje tivéssemos mais direitos e liberdade, nos vemos em pleno século XXI dando um passo atrás, abandonando os valores que aprendemos, escondendo-nos por trás da religião, acreditando em pastores que só querem enriquecer e manter seus pequenos impérios através do dinheiro de seus fiéis.

A igreja evangélica aprendeu que a política pode ser útil, e usa os "valores cristãos" para influenciar decisões políticas e encher seus cofres, ou você acha mesmo que os pastores estão preocupados com a sua alma?

Não há evolução moral, só há extremismo. Mesmo entre os grupos que hoje tentam resistir contra a opressão de certos políticos, há extremismo, e tudo que é demais não faz bem.

Quando o ser humano aprenderá a ser melhor? Ainda há esperança ou devemos apenas aguardar que alguém aperte um botão nuclear e acabe de vez com a raça humana?

Se você acha que estou exagerando, te recomendo a leitura de um livro que mostra muito bem a influência que o dinheiro proporciona na política e na religião, e o que acontece quando homens de bem tentam reverter a situação: EM NOME DE DEUS de David Yallop.

domingo, 30 de dezembro de 2018

Heróis Temporários

O pai é o herói do filho, não há filho pequeno que não se orgulhe de seu pai, que não o veja como um grande homem, corajoso, inteligente, rápido, engraçado - deixando de lado as exceções, claro.

Qual é o pai que nunca ouviu seu filho dizer "meu pai é o melhor pai do mundo". Qual pai que nunca foi recebido por seu filho ou filha quando chega do trabalho, e mesmo depois de um dia cansativo, o stress e o cansaço parecem desaparecer milagrosamente diante daqueles olhinhos e daquele sorriso sincero.

Muitas vezes eu ignorei o cansaço do dia e os problemas pra brincar com minha filha, ou pra ver um filme com ela, ou pra jogar aquele jogo que era tão importante pra ela naquele momento. E foi compensador.

Mas esta fase tão boa e importante vai se findando, e infelizmente se acaba. Quando a criança chega em seus oito ou nove anos, seus pensamentos e interesses começam a mudar, seus horizontes se ampliam, e aqueles que antes eram seus heróis vão perdendo a importância.

Dói um pouco. Em mim ao menos doeu. O fim da infância e a pré adolescência mudam rapidamente a maneira como nossos filhos vêem o mundo ao seu redor. O pai já não parece tão inteligente, nem sempre está com a razão, suas histórias já não são tão engraçadas e nem tão interessantes.

Dizem os mais velhos que esse desinteresse aumenta mais ainda com a juventude, quando os filhos se julgam mais inteligentes que seus pais e acreditam estar com a razão. Os pais ficam "ultrapassados".

Se você hoje vê seu filho ou filha te olhar com olhos de admiração, se quando você chega em casa ele te implora para brincar, se ela pede pra você levá-la naquele parquinho público onde vocês já foram centenas de vezes, FAÇA ISSO! Aproveite! Essa fase vai acabar, e vai chegar o momento em que você terá vontade de sair com seu filho, e ele não vai querer, pois vai sair com os amigos, ou vai preferir ficar em casa vendo uma série qualquer. 

Você, pai, é um herói temporário, com prazo de validade. Aproveite seus "superpoderes" antes que eles acabem.

domingo, 27 de maio de 2018

Livre Mercado, Greve e Capitalismo

Neste mês surgiu uma "greve" de caminhoneiros, contra o preço abusivo do combustível. Sim, o combustível, que no Governo do PT estava muito mais barato que hoje. Os caminhoneiros que estão na estrada protestando também participaram das passeatas "fora Dilma" quando o povo foi manipulado pela mídia direitista para remover um governo popular eleito democraticamente.

O interessante da tal greve é que não há líder, a CUT não está envolvida, há empresários apoiando os grevistas (!) como o Luciano Hang, dono da Havan, e também donos de empresas de transporte...

A maioria da massa de manobra conhecida pelo nome de povo pensa que está lutando por um governo melhor, sem entender que não há lógica nenhuma no fato de grevistas pedirem intervenção militar. Se após a tal greve o preço dos alimentos cair, o preço de tudo o que é transportado baixar e o poder aquisitivo aumentar, eu vou pedir desculpas aqui mesmo, afirmando que estava errado. Mas sei que nada disso vai acontecer, pois se há apoio de empresários na greve, não é greve de verdade.

Alguém lembra dos protestos contra o aumento das passagens de ônibus? Eu chegava em casa todos os dias atrasado porque o povo fechava as saídas do terminal urbano, protestando contra o preço da passagem e outros fatos aleatórios, mas quando a modinha passou, tudo foi esquecido e cá estamos com uma passagem com preço absurdo, e a vida segue, ou seja, não adiantou nada.

Não adianta fechar rodovias e deixar faltar alimentos e combustível nas cidades para em outubro eleger o Bolsonaro como presidente. É tempo perdido! A nova onda é falar mal do comunismo e da esquerda sem saber o que é comunismo e esquerda. É pensar que o capitalismo é perfeito sem saber o que é capitalismo.

O povo pede livre mercado, defendendo empresários, mas agora que a gasolina está custando dez reais o litro em alguns lugares, reclama do preço! Isso é livre mercado! Isso é preço de acordo com a lei da oferta e procura! É a prova de que o Estado tem que intervir na economia através de empresas estatais! O Governo tem que regular a economia, caso contrário os empresários fazem o que querem, pois não têm escrúpulos!

Me irrita muito ver jovens que mal saíram das fraldas elogiando a ditadura - na qual não viveram e desconhecem - e pedindo intervenção militar. É muita ignorância dentro de um único país! Quando será que os brasileiros vão aprender um pouco de história pra rever suas opiniões sobre a esquerda e sobre a necessidade de controle governamental sobre a economia?

A ignorância chegou a tal ponto que há funcionários públicos afastados por "doença" criticando as empresas públicas onde trabalham e pedindo a privatização! Chamo essa turma de "capitalistas sem capital". Não lembram que o maior escândalo do país envolveu empresas privadas. 

Depois de tanta alienação, descobri porque os professores de história são - em sua maioria - de esquerda: porque eles estudaram a história.

domingo, 13 de maio de 2018

Jerry Lewis

Em 16 de março de 1926 em Las Vegas nasceu Joseph Levitch, de família russo-judia. O humor fantástico deste jovem fez com que ele se tornasse famoso em suas comédias no estilo pastelão, adotando o nome artístico de Jerry Lewis.

Inicialmente Jerry Lewis trabalhava com Dean Martin, e formavam uma dupla fantástica, mas aos poucos, o talento de Lewis foi suplantando Dean e a amizade e parceria dos dois começou a esfriar.

Após a separação da dupla, Jerry Lewis fez mais sucesso ainda com seus filmes na Paramount. Fez também programas de humor para a TV, como o The Jerry Lewis Show, na NBC em 1957.

Jerry Lewis foi professor de direção na University of Southern California em Los Angeles, e teve entre seus alunos Steven Spielberg e George Lucas.

O gênio da comédia faleceu em 2017, deixando muita saudade, mas também inspirando muita gente boa com seu humor inteligente. Basta olharmos para Jim Carrey e Steve Martin...


sexta-feira, 6 de abril de 2018

FIM DA LINHA PRA VOCÊ, EX PRESIDENTE


Fim da linha pra você, ex presidente ladrão
Mesmo sem provas
Bato panelas
Em prol da sua condenação
Isso é pra você aprender
Que o pobre não tem direito a mais que uma refeição

Fim da linha pra você, metalúrgico boçal
Isso é pra você aprender
A nunca mais fazer assistência social
Com meu dinheiro
E nem se atrever a transformar em engenheira
A filha do pedreiro

Fim da linha pra você ex presidente aleijado
Não é pelo triplex
Que você está sendo condenado
É pela sua ousadia
Em ajudar o garçom
A virar advogado
Em contribuir
Pra ascensão do negro favelado
Que agora acredita
Que pode estudar medicina
Sair da miséria
E até conhecer a Capela Sistina

Fim da linha pra você, ex presidente bandido
Isso é pra você aprender
Que o nordeste deve voltar a ser esquecido
E que saúde e educação
É pra quem pode
E não pra quem quer

Fim da linha pra você, semi analfabeto atrevido
Graças a sua insensatez
O filho da faxineira
Chamou o meu filho de amigo
Você está sendo condenado
Pela sua falta de noção
De achar que pobre é gente
Que agora pode usar aparelho nos dentes
Ter casa própria e andar de avião

Fim da linha pra você, ex presidente imundo
Isso é pra você parar com essa palhaçada
De estimular a minha cozinheira
A querer ter carteira assinada
Era só o que me faltava
O proletariado sonhar com qualidade de vida
Você devia saber
Que essa gente nasceu pra me servir
E não pra ser servida
Mas você é tão inconsequente
Não enxerga um palmo diante do nariz
Que fez a babá do meu caçula
Sonhar que pode estudar pra ser atriz
E fazer aula de inglês
Essa pouca vergonha
É resultado
Da sua insensatez
Da sua irresponsabilidade desmedida
Aprenda de uma vez
Barriga vazia
E bala perdida
Fazem parte do cotidiano
Dessa gente bronzeada
Foi querer mudar o mundo
Se meteu numa enrascada

Fim da linha pra você, ex presidente imbecil
Você está sendo condenado
Não por ter roubado
Porque isso não foi provado
Seu erro
Foi fazer história
Ser do tamanho do Brasil
Ter oitenta por cento de aprovação popular
Acreditar em igualdade
E saber governar.

HERTON GUSTAVO GRATTO

domingo, 11 de março de 2018

Fahrenheit 451 - Ray Bradbury

O que dizer de Fahrenheit 451? O livro de Ray Bradbury é uma lição, pois a distopia ali apresentada é quase o que vivemos hoje. Não há ainda ninguém queimando livros, mas há muitos desprezando o conhecimento e inibindo a educação para que tudo pareça correto, para que não vejamos o que realmente ocorre na sociedade.

Na distopia apresentada no livro, os bombeiros queimam os livros que são encontrados nas casas, pois livros são uma ameaça. E como dizia Heinrich Heine: "Onde se lançam livros às chamas, acabam por queimar também os homens". As demais personagens vivem dedicando toda sua vida a uma espécie de vida virtual, apresentada nas telas gigantes dentro de suas casas, interagindo com personagens aos quais chamam de família, esquecendo de viver e se socializar com seus entes queridos reais. 

Montag, um bombeiro, conhece Clarisse, que é uma menina "estranha", pois sua família ainda "perde tempo" conversando e rindo, e ela caminha pelas calçadas, sentindo os cheiros, a luz do sol, a brisa, vivendo sua vida, questionando e aprendendo coisas novas. E esse jeito de Clarisse incomoda, e depois impressiona Montag, que acaba abandonando seu posto de bombeiro, entendendo o poder de um livro, o poder de questionar, de conversar, de aprender e de viver de verdade.

Leia o livro e questione, aprenda, opine, converse, sorria. Faça como Clarisse, mesmo que os outros te mandem para um psiquiatra. Não vivemos a vida se não a questionarmos, se continuarmos fechados olhando para as paredes das redes sociais ou das respostas prontas. Precisamos ler e aprender, precisamos carregar o conhecimento conosco, pois algum dia - como Montag descobriu - essa carga poderá ajudar alguém.

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Sem Saída

Eu já briguei muito aqui, já usei este espaço para reclamar, para criticar, para discutir, e no resultado final você descobre que pouco ou nada foi resolvido. Já mudei de ideia a respeito de algumas coisas. Sim, eu mudo de opinião às vezes porque não tenho vergonha de pensar. 

O tempo vai passando, e percebemos que não adianta lutar contra algumas coisas. Às vezes um país inteiro sofre por causa da ignorância de alguns. Às vezes, uma família inteira sofre por causa da ignorância de um dos membros. E as pessoas sofrem por causa de suas escolhas. A melhor coisa a ser feita é ficar calado e deixar acontecer.

O reconhecimento nunca vem, e isso é um fato. As pessoas não estão dispostas a entender os problemas alheios, mesmo quando elas apresentam os mesmos problemas. O povo brasileiro faz coisas que são dignas de um estudo mais profundo:

- Querem respeito às mulheres e "empoderamento" - odeio essa palavra - feminino, mas elegem como mulher do ano uma pessoa que só fala de sexo e vulgaridade da mulher objeto em suas "músicas";

- Querem igualdade social, mas não aceitam quando o pobre começa a ter os mesmos direitos que os ricos;

- Querem educação melhor, mas gostam de falar e escrever errado nas redes sociais;

- Querem mais cultura, mas assistem BBB;

- Criticam os corruptos, mas sonegam impostos.

São tantas coisas pra citar aqui que faltaria espaço, e eu cansei. Vamos continuar observando a história de nosso país, e ver o que acontece. Já vimos muitas coisas. O que vem agora? Ditadura? Anarquia? Só Deus sabe.