Submarino

Páginas

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O Passageiro

Prosperar. Prosperar é evoluir na vida. Evoluir é ver as coisas andarem, as coisas acontecerem. Prosperar é evoluir, não só financeiramente, mas espiritualmente. É não viver num vácuo, é viver num mundo que pode não ser tão bom, mas que você vive. Não apenas existe. E as coisas acontecem. Eu existo, mas não vivo. Sento em frente ao computador, e as idéias não andam. e assim é na minha vida. As coisas não andam mais. Nesse momento, eu pergunto: será que eu estou reclamando demais? Será que estou me queixando por pouca coisa? Não, não estou. A pior coisa que pode acontecer com o ser humano é se acomodar. E eu não quero me acomodar. Sinto minha medíocre vida mais parada do que nunca. Estou tomando remédios, estou desempregada e sem estudar, perdi a vontade de fazer as coisas. Quando olho-me no espelho, encontro um ser fracassado e desiludido da vida. Você, que está lendo esse texto, você se preocupa com seu bem estar? Se preocupa com sua saúde física e mental? Então provavelmente em algum momento de sua vida você já passou pelo que eu estou passando. Você olhou para o espelho e viu alguém potencialmente perdido. è assim que me sinto. Tenho muitas vontades, vontade de ler, de estudar, de trabalhar, de exercer minha mente, minha criatividade, vontade de escrever, escrever muito, fazer algo pelo e para o mundo, fazer coisas e compartilha-las com o mundo. Ao mesmo tempo, sinto-me cansada. Sinto que saí do caminho...
Prosperidade. É a melhor coisa que pode acontecer com o ser humano. Mas para prosperar, é preciso se mexer, é preciso fazer algo, é preciso não ficar parado. Se tem alguém aqui que está se sentindo assim, como eu, saiba que a sede dos problemas não está nos outros, não está na falta de dinheiro, nem no mundo escroto em que vivemos. A saída está dentro. Aqui dentro. Vi um filho de uma catadora de lixo passar no vestibular de medicina, numa universidade federal do nordeste. Esse rapaz, que foi assassinado há um tempo atrás, não fez cursinho, não tinha grana para estudar numa escola particular, nem sequer para comprar muitos livros. Estudava na biblioteca. Passou. Se não fosse o país escroto em que vive, teria se tornado um médico. ele foi assassinado. MAS ELE FEZ. Ele fez a parte dele. Ele não se acomodou. 
Prosperar. Dizem que o universo sempre conspira a favor de quem quer fazer algo. O universo nunca conspirou a meu favor. Talvez eu nao tenha tido vontade suficiente. Mas eu quero. Dentro de mim existe uma luz. Pode estar quase apagada, fraca, apenas um lume sutil, quase insignificante, mas existe. E eu vou trabalhar para que essa luz volte a brilhar, brilhar com força total. Não existe segredo. Trabalho. Esforço. Levantar a cabeça mesmo quando te pisam. Correr atras das coisas sem pisar em ninguém. Trabalhar. Trabalhar incansavelmente. É um clichê, mas o trabalho dignifica o homem. Dignifica sim! Você é um nada sem trabalho, você é um grande cocô, parado no meio da rua, fedendo, emporcalhando a cidade. Minha mae não trabalha fora de casa, não ganha um centavo pelo que faz por mim e minha familia, mas seu trabalho é um dos trabalhos mais honrados que existem. Se você já tem um emprego, faça dele um trabalho de verdade, mesmo que seu chefe seja um cretino, mesmo que sua empresa não valha 1% de seu capital, mesmo que sua esposa ou seu marido não valorizem nada do que você faz, mesmo que você não consiga fazer nem metade do que gostaria, trabalhe. Leia, ande, não seja apenas um passageiro nesse mundo, mas conduza a viagem.
Prosperidade e justiça. São as mais belas palavras da lingua portuguesa. A justiça quase nunca acontece. Nem todo mundo que prospera merece. É, o mundo não é tão bom, e nada disso que escrevi é facil de ser feito. Eu mesma não estou conseguindo. me sinto totalmente oca. Mas ainda estou aqui. escrevo para poucas pessoas, mas se apenas uma se tocar com isso, levantar a cabeça para a vida, já ficarei muito feliz. Estou mais perto do fundo do poço do que da boca dele. Ainda assim, em dias de sol a pino, a luz me ilumina. E quando estiver chovendo, não desista, o sol vai voltar a brilhar.

Nenhum comentário: