Submarino

domingo, 26 de maio de 2019

Batman - 80 anos

Há 80 anos atrás surgia uma lenda, um menino bilionário, herdeiro de um império comercial, perdia seus pais em um assalto e se fechava na tristeza e solidão durante sua infância e adolescência, até que resolveu direcionar toda sua raiva para o combate aos criminosos de sua cidade. Ele aprendeu com grandes mestres pelo mundo, e tornou-se um homem perigoso que aterrorizava os criminosos nas noites de Gotham. 

O Cavaleiro das Trevas, o Morcego de Gotham. Batman. Os chefões do crime tremiam quando ouviam este nome. Um mestre nas artes marciais, um detetive incrível, um combatente do crime que dispunha de equipamentos de alta tecnologia e que não tinha medo de enfrentar os piores criminosos.

Batman já enfrentou até mesmo o Superman. A Liga da Justiça não seria a mesma sem o lado sombrio do Homem Morcego. 

Bob Kane e Bill Finger nos presentearam com a criação deste herói que tem uma legião de fãs pelo mundo afora, e teve sua primeira história publicada em maio de 1939 na revista Detective Comics nº 27. Desde então o Cavaleiro de Gotham enfrentou vilões perigosos, e até perdeu algumas batalhas, mas nunca perdeu a persistência e sempre retornou para derrotar seus inimigos, provando que a inteligência sempre supera a força física.

Em 1940 Batman ganhou sua própria revista. Juntamente com Superman, tornou-se um dos pilares do sucesso da DC Comics.

quinta-feira, 2 de maio de 2019

Vingadores Ultimato

No feriado do dia do trabalho tive a oportunidade de assistir a obra prima dos irmãos Russo - Vingadores Ultimato. Final fantástico para os onze anos de filmes da Marvel, desde Homem de Ferro em 2008 até Vingadores Ultimato, uma história muito bem construída, sem pontas soltas e com ótimos roteiros.

Efeitos especiais, trilha sonora, atuação de ótimos atores, referências a alguns eventos específicos das HQs (como a Nova Asgard), frases citadas em filmes anteriores, tudo isso vai deixar saudade. A saga dos Vingadores terminou com a morte heroica de Tony Stark e o sacrifício da Viúva Negra, que finalmente se redimiu - pois afirmava que sua conta estava no vermelho - proporcionando a volta dos que foram consumidos pelo estalar de dedos de Thanos, e salvando também a família do Gavião, seu grande amigo desde o início.

Há alguns como os críticos da Folha (Ivan Finotti) e da Gaúcha Zero Hora, que chamaram o filme de "piegas e chato" sem compreender que estavam diante de um grande desfecho. Gente que não acompanhou os filmes anteriores e nunca leu uma HQ, mas por ser "crítico" acredita que sabe do que está falando...

E a DC? Quando vai se redimir?

Obrigado irmãos Russo, demais diretores dos filmes anteriores, atores e principalmente minha gratidão ao grande Stan Lee por nos propiciar este mundo de sonhos e entretenimento, no qual podemos esquecer um pouco a correria da vida diária.