Submarino

domingo, 17 de setembro de 2017

Aos Pais

Esse texto é para você que é pai ou mãe, que tem filhos pequenos, dependentes e às vezes até um pouco chatos. Aquela criança que fica te chamando a todo tempo, te pedindo que brinque com ela, que lhe conte uma história, que a ajude a fazer algo que você sabe muito bem que ela consegue fazer sozinha. Aquela criança que vem exatamente na hora em que você está lendo, estudando, vendo alguma coisa na TV ou no computador. Essas atitudes não te irritam às vezes? Pois tenho algo a te contar.

Essa criança que te chama sempre, um dia não vai mais te chamar. Um dia você se perguntará onde ela anda, e ela estará com os amigos, e vai preferir continuar com eles. Um dia você a convidará para jogar algum jogo de tabuleiro contigo, tentando passar algum tempo com ela, mas ela dirá que não tem tempo, que vai sair, que vai estudar, que tem um compromisso.

Você terá histórias suas para contar, e tentará dividir com seus filhos, mas eles não acharão sua história interessante, e te deixarão de lado. Você perceberá que não é mais o super pai ou a super mãe que costumava ser, e que o papel de super herói foi substituído por outra pessoa. Você convidará seu filho para cozinhar contigo, ir ao mercado contigo, fazer qualquer atividade, na vã esperança de recuperar um pouco daquele tempo que você não deu quando eles precisavam, mas seus convites serão recusados com uma desculpa qualquer.

E isso será maldade da parte deles? Não. Eles crescem. O tempo passa e eles crescem. O tempo voa e a menina que adorava ir contigo à qualquer lugar sairá sozinha ou com os amigos. A vida avança e o menino que te considerava o melhor pai do mundo vai dizer que não pode sair com você porque combinou sair com os amigos. 

Então aproveite. Ouça seus filhos hoje, faça alguma coisa com eles hoje, brinque com eles, ri com eles, conte histórias, faça seu lanche predileto, escute eles contarem suas histórias. Um dia isso vai acabar, e esse dia chega rápido. Não queira se arrepender depois, você tem a oportunidade agora.

Nenhum comentário: