Submarino

sábado, 31 de dezembro de 2016

Livro em Branco

A mensagem abaixo está rolando por aí no whatsapp, e diferente de 90% do que se espalha nas redes sociais, ela é bem profunda e significativa. Por esse motivo, resolvi replicá-la aqui. Leia e avalie o "livro" que você escreveu no ano que passou. Ao contrário dos autores que conhecemos, não podemos revisar nosso "livro" para depois publicá-lo, mas podemos sim escrever uma bela continuação, onde erros antigos não precisam mais ser repetidos.

"Quando 2016 começou, ele era todo seu.
Foi colocado em suas mãos...
Você podia fazer dele o que quisesse...
Era como um livro em branco, e nele você podia colocar um poema, um pesadelo, uma blasfêmia, uma oração.
Podia...
Hoje não pode mais, já não é seu.
É um livro já escrito... Concluído. 
Como um livro que tivesse sido escrito por você, ele um dia lhe será lido, com todos os detalhes, e você não poderá corrigi-lo. Estará fora do seu alcance.
Portanto, antes que 2016 termine, reflita, tome seu velho livro e o folheie com cuidado. 
Deixe passar cada uma das páginas pelas mãos e pela consciência; faça o exercício de ler a você mesmo.
Leia tudo...
Aprecie aquelas páginas de sua vida em que você usou seu melhor estilo.
Leia também as páginas que gostaria de nunca ter escrito. Não tente arrancá-las. Seria inútil. Já estão escritas. Mas você pode lê-las enquanto escreve o novo livro que lhe será entregue. Assim, poderá repetir as boas coisas que escreveu, e evitar repetir as ruins.
Para escrever o seu novo livro, você contará novamente com o instrumento do livre arbítrio, e terá, para preencher, toda a imensa superfície do seu mundo.
Se tiver vontade de beijar, seu velho livro, beije-o.
Se tiver vontade de chorar, chore sobre ele...
Não importa como esteja...
Ainda que tenha páginas negras, entregue e diga apenas duas palavras: OBRIGADO(a) e PERDÃO!!
E, quando 2017 chegar, lhe será entregue outro livro, novo, limpo, branco todo seu, no qual você irá escrever o que desejar.
FELIZ LIVRO NOVO!"

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Debbie Reynolds também nos deixou

Um dia após a partida de Carrie Fisher, sua mãe Debbie Reynolds, a atriz de "Cantando na Chuva", nos deixou. Debbie estava em Beverly Hills na casa de seu filho, onde discutia detalhes do funeral de Carrie. Foi levada às pressas para o hospital devido a um AVC (acidente vascular cerebral).

Seu nome era Marie Frances Reynolds, e ela nasceu no Texas. Aos 16 anos disputava o concurso Miss Burbank, um caça-talentos a descobriu e ela tornou-se atriz. Recebeu seu nome artístico do chefe dos Estúdios Warner.

Da Warner Debbie foi para a MGM, onde trabalhou vinte anos e protagonizou "Cantando na Chuva" em 1952. Fez vários musicais em Las Vegas, e apesar de problemas conjugais, sempre foi muito atuante.

Um golpe para o filho Todd Fisher e para a neta Billie Lourd.

Jô Soares

"Agradeço ao Silvio Santos, porque este programa modificou minha vida". Essa frase de Jô Soares na despedida em seu último programa na Globo nos diz muito sobre o Silvio Santos. E também nos diz muito sobre o Jô, que foi sincero e humilde ao agradecer tanto as pessoas importantes quanto aos anônimos que estiveram naquele sofá. Mais de catorze mil entrevistas em 28 anos de trabalho. Um apresentador inteligente e humorista fantástico que fará falta naquele costumeiro horário.

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Perdemos nossa princesa

Carrie Fisher, a princesa Leia de Star Wars, faleceu nesta terça-feira, aos 60 anos de idade. Ela sofreu uma parada cardíaca na sexta-feira, dentro de um avião que pousara em Los Angeles, e estava desde então na UTI.

Ela nasceu em Los Angeles em 21 de outubro de 1956. Estreou no cinema em 1975 no filme "Shampoo". Em 1977 veio "Star Wars - Episódio IV: Uma Nova Esperança". Ela também atuou em "Irmãos Cara de Pau", "As Panteras" e vários outros filmes e participações em séries. Além de atriz era escritora, e seu primeiro livro foi "Postcards From the Edge".

Carrie reapareceu como princesa Leia em "Star Wars - O Despertar da Força" e estava escalada para atuar no oitavo filme da saga. Também estava divulgando seu livro "Memórias da Princesa: Os Diários de Carrie Fisher".

O fato mais triste é que há sites como o "Ego" e o "MTZ" afirmando que "a morte da atriz não prejudicará o oitavo filme da saga..." Que se f#d@ a saga! Será que ninguém percebeu que um ser humano, com família e amigos, acabou de morrer? Não estou preocupado com o filme. Devíamos nos importar mais com os seres humanos. Sabe naqueles dias quando estamos doentes, ou alguém de nossa família está, e mesmo assim vamos trabalhar, e nosso chefe fica nos cobrando serviço sem se preocupar com nosso estado? É exatamente isso que fazemos quando uma atriz como Carrie morre e nós ficamos nos preocupando com a continuidade de uma trilogia... Somos hipócritas.
  
Descanse em paz, princesa.

domingo, 25 de dezembro de 2016

Chegou o Natal

Mais um ano se foi. Mas não precisamos nos preocupar, teremos novas 365 oportunidades de não mudarmos nada. Chegou o Natal, esse dia maravilhoso (pena que é o único) em que todo mundo fica bonzinho e abraça até mesmo quem mais odeia. Damos presentes uns aos outros, almoçamos e jantamos juntos com pessoas que não fazemos ideia de quem são e como vivem, mas chamamos de parentes...

Época maravilhosa em que subimos na mesa e pedimos desculpas pelos erros que cometemos, pedimos perdão àqueles que humilhamos o ano todo, afinal de contas precisamos zerar o jogo pra começar de novo. Dizemos "Feliz Natal" a todo mundo que encontramos, mas não lembramos de Deus o resto do ano, a não ser quando precisamos de um milagre. E pior, há pessoas que acreditam que realmente não precisam d'Ele.

Quando Jesus nasceu, o Império Romano vivia a chamada "Paz Romana", graças às poderosas legiões romanas e ao pulso de ferro de Caesar Augustus. José saiu de Nazaré, onde morava, e foi para Belém, sua cidade natal, a fim de se registrar. Todas as pessoas corriam de um lado para o outro a fim de se registrarem, hospedarias lotadas, cidadãos preocupados em jurar lealdade a Cesar. E ninguém prestou atenção no Menino que nasceu numa estrebaria, e ficou junto aos animais.

Hoje vemos a mesma correria, não por causa de um recenseamento, mas para mantermos nossa lealdade a esta data, às tradições. Compramos presentes, limpamos nossas casas, visitamos parentes, abraçamos conhecidos, fingimos nos importar com os outros, armamos presépios, pinheiros e luzes. E fora do nosso coração lotado, o Menino continua olhando o mundo, sem entender por que comemoramos algo que não compreendemos nem acreditamos.

FELIZ NATAL!

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Quem se aposentará?

Você sabia que há trabalhadores braçais em regiões pouco desenvolvidas do Brasil, vivendo miseravelmente, com vários dependentes, que dificilmente chegarão aos 65 anos de idade? Mas o Governo Temer finge não saber, e considera toda essa gente dispensável. 

Talvez se todo mundo trabalhasse como os políticos "trabalham", nossa expectativa de vida seria bem maior e poderíamos usufruir de nossa aposentadoria por alguns anos.

Você sabia que os cortadores de cana começam a trabalhar antes dos 14 anos e cortam em média 10 toneladas de cana por dia? Sem falar dos serventes da construção civil, dos trabalhadores braçais em fazendas, dos mineiros produzindo carvão.

Os trabalhadores são enganados todos os dias. A mão de obra em excesso causada pelo desemprego nos torna reféns dos empregadores. Benefícios são cortados, qualidade de vida existe apenas num quadro pendurado atrás da mesa do chefe, os valores que a empresa apregoa não são postos em prática. Mesmo assim, se soubéssemos que após anos de trabalho poderíamos descansar, aproveitar o restante de nossas vidas em paz e com uma salário justo, ainda seria suportável. Mas agora até mesmo esse direito nos será negado.

O Governo está generalizando, está novamente desprezando quem realmente faz a riqueza desta nação. Há economistas e especialistas afirmando que o rombo na Previdência não existe. Não há déficit, não há falta de recursos. O que está acontecendo é o desvio de recursos da Previdência para pagamentos de dívidas públicas ou quem sabe algo pior.

O Brasil pode crescer, pode se desenvolver, pode enriquecer mais ainda, mas a riqueza do país continuará nas mãos de uma pequena parcela da classe alta que não sabe o que é enfrentar um dia sob o sol escaldante produzindo a riqueza deste país.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Último Programa do Jô na Globo é hoje

Após quinze mil entrevistas, o melhor talk show do Brasil acaba hoje. O contrato encerra e Jô ainda não tem definido o que fará. Ele manteve por décadas seu programa de entrevistas, dividindo-se entre o SBT e a Globo, e sempre acreditou em sua fórmula de uma conversa inteligente e uma entrevista bem feita mesclada com humor, mas sem idiotices.

Nos EUA se iniciou a ideia de "mais humor e menos entrevista", e aqui Jô começou a ter concorrentes que não chegam a seus pés no quesito inteligência, mas quem disse que brasileiro admira inteligência? Surgiram programas comandados por Danilo Gentili, Rafinha Bastos, Marcelo Adnet e Fábio Porchat, que foram caindo bem no "gosto do público"...

Jô afirma que a decisão de parar foi tomada há dois anos juntamente com a emissora, e ele teve a sábia decisão de "sair de forma digna". O último convidado será Ziraldo, o campeão de entrevistas. O mesmo ser humano admirável que afirmou que estamos criando uma geração de idiotas... E ele tem toda a razão.

Pedro Bial será o substituto do Jô. Apesar de ele bancar o idiota no BBB, creio que num programa de entrevistas, sua inteligência será valorizada. Pedro Bial é muito inteligente, e Jô o admira muito.

Após todas essas décadas acompanhando Jô Soares no SBT e na Globo, sentiremos sua falta, e a cultura inteligente na TV - que já é algo raro -  sofrerá um sério golpe.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Cabeça de Teia de Volta ao Lar

Saiu o trailer de "Homem-Aranha - de Volta ao Lar". Parece bom, parece legal... não sei. Com toda essa mania de adorar a Marvel e detonar a DC é claro que todo mundo vai gostar, mas eu preciso dar minha opinião. Dos três homens-aranha que já vi na telona, o melhor foi Andrew Garfield. O cara representou o que o cabeça de teia é nos quadrinhos! Um nerd, um cara batalhador que apesar dos problemas pessoais e financeiros, não desiste da luta.

Tobey Maguire foi apenas um idiota, e espero que ele realmente estivesse só representando...

Esse menino que atua como homem-aranha agora eu mesmo o elogiei antes. Ele é um bom ator, e gosta de esportes radicais, mas não me convence como herói da Marvel. No "Guerra Civil", ele fez papel de apadrinhado idiota do Tony Stark, sem falar da Tia May, transformaram a senhora May numa viúva gostosa, que m#rd@...

Eu sempre lembro da cena final de "O Espetacular Homem-Aranha" quando aquele menino se veste de cabeça de teia e vai enfrentar o Rino, enquanto o verdadeiro Homem-Aranha está lidando com a perda da namorada, vocês lembram? Tenho a impressão de que aquele tampinha cresceu e resolveu se tornar o novo homem-aranha...

Brincadeiras e opiniões à parte, deixo aqui os trailers para comparações...



sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

PEC 55

Só eu acho estranho um governo que propõe reduzir gastos com SAÚDE e EDUCAÇÃO considerando que isso fará o país crescer? Ou algum de vocês acha mesmo que impondo um teto para os gastos públicos o Brasil ficará a salvo de exageros fiscais?

No dia 13 de dezembro será votada no Senado a PEC 55 - a mesma PEC 241. A mudança de número é apenas para fins de organização. No dia 29 de novembro o Senado aprovou no primeiro turno esta PEC, o segundo turno será dia 13.

O problema não é e nunca foi o gasto elevado EM COISAS ÚTEIS. O problema não são as pedaladas fiscais. O problema é o que o país gasta para pagar tantos deputados e senadores que não estão preocupados em representar o povo que os elegeu.

Os nossos "representantes" governam e legislam para a classe alta, para os empresários. A reforma previdenciária provou que o trabalhador é descartável, dispensável. E as demais reformas que virão vão causar um total retrocesso no país, os anos de conquista de direitos serão esquecidos e tornar-se-ão inúteis, graças ao governo atual.

Um item importante da PEC 55 que deve ser lembrado é o que trata das punições aos órgãos públicos que não respeitarem o teto de gastos. Caso descumpram o teto, estes órgãos não poderão reajustar salários de servidores, não poderão realizar contratações nem fazer concursos públicos. Entre descumprir o teto de gastos e contratar novos servidores ou aumentar salários, o que você acha que os órgãos públicos escolherão?

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Falsa embaixada americana em Gana

Uma falsa embaixada americana funcionava na cidade de Acra, capital de Gana. Era comandada por criminosos que há anos emitiam vistos americanos, e funcionava em um prédio rosa, com a bandeira americana hasteada do lado de fora e retrato do Obama na parede interna...

A embaixada era comandada pelo crime organizado internacional e possuía até um advogado especializado em imigração. O interessante é que os vistos eram autênticos, apenas obtidos de forma ilegal. Alguém do alto escalão americano está envolvido, mas quem? 

O preço de uma certidão de nascimento emitida pela falsa embaixada era de U$ 6.000,00. Foram encontrados 150 passaportes de dez países diferentes, celulares e computadores. A investigação ainda está em andamento.

sábado, 3 de dezembro de 2016

Aborto até o terceiro mês de gestação é liberado no Brasil

E o título já disse tudo. O aborto, para vítimas de estupro com até três meses de gestação, está autorizado pelo STF.

Vivemos num país "livre", por isso não posso dar minha opinião como eu gostaria, mas mesmo assim eu vou falar. 

Matar um bebê com 91 dias de vida é crime, com 90 dias, não é.

Alguns jornalistas chamam isso de "avanço civilizatório". Eu não sei do que chamar.

A Constituição não diz que a vida é um direito inviolável?

Essa lei é só o primeiro passo. O aborto será banalizado. Logo alguém dirá que não quer "estragar o corpo" e que precisa abortar.

Logo alguém dirá que esqueceu de tomar a pílula, ou que a pílula falhou, e precisa abortar.

Logo alguém dirá que não tem o apoio do pai, ou da família, e que precisa abortar.

Vi uma idiota no facebook dizendo "quem se importa com a vida que cuide da sua". E da vida das crianças inocentes, quem cuida? Quem se importa? 

Luís Roberto Barroso - magistrado do STF