Submarino

sábado, 31 de outubro de 2009

Problemas Bancários à Vista.

Estamos na era digital, não queremos nada real, nenhum documento físico atravancando nossas gavetas, mas devemos para e pensar também nos problemas que os meios eletrônicos nos podem trazer... Em todos os jornais e publicações o que vemos são apenas vantagens no novo sistema: economia de papel, economia com postagem, economia com impressão, portabilidade no pagamento, maior segurança nas entregas das contas. É claro que essas vantagens são ótimas, porém não vi em lugar nenhum falarem das desvantagens do
sistema DDA:

- Obrigação de consultar diariamente o sistema;
- Falta de informação quanto ao prazo mínimo entre o registro do boleto e seu vencimento;
- Possibilidade de cobrança pelo serviço;
- Falta de obrigação legal de comunicação ativa gratuita pelo banco do registro de um boleto (SMS, E-mail, etc);
- Impossibilidade de pagamento por terceiro de um único boleto;
- Pagamento em casos excepcionais por terceiros;
Obrigação de consultar diariamente o sistema - Lendo os contratos de adesão ao sistema, temos claramente uma cláusula determinando que o "cliente", deverá acessar diariamente o sistema para consultar as cobranças registradas no sistema.
Isso mesmo, diariamente, ou seja, se você não tem o costume de acessar o internet banking diariamente, ou ir no caixa eletrônico todos os dias, pode ir se preparando para acessar todo dia o sistema, ou pode correr o risco de perder alguma cobrança.
Quantas pessoas usam caixas eletrônicos e internet banking diariamente? Poucos, mesmo os que acessam a internet diariamente não tem tempo de ficar olhando suas contas. E ficar em fila de caixa eletrônico todo dia pra consultar boleto é triste, ainda mais considerando que ainda é grande o número de pessoas que não confiam em internet banking, é só olhar a quantidade de pessoas pagando boleto em caixa eletrônico.
Falta de informação quanto ao prazo mínimo entre o registro do boleto e seu vencimento - Não há informação quanto ao prazo mínimo entre o registro do boleto e seu vencimento. Com isso uma empresa poderia registrar um boleto hoje, com vencimento para amanhã. E se você não acessar o sistema nesses dias pode simplesmente ficar devendo, sem saber porque.
Possibilidade de cobrança pelo serviço - Querer cobrar pelo uso do serviço de DDA também é outra armadilha. Nós pagamos boletos sem qualquer cobrança adicional, porque teriamos de pagar para fazer algo que é totalmente eletrônico? Ainda mais que com o DDA os bancos reduzirão seus custos com o envio de boletos, então quer dizer que se eles economizam com os Correios, ele tem de cobrar por isso?
Falta de obrigação legal de comunicação ativa gratuita pelo banco do registro de um boleto (SMS, E-mail, etc) - Uma solução simples, mas que os bancos não a forneceriam gratuitamente para a maioria da população é um alerta SMS do registro, mas nem todos tem celular, e nem todos sabem ler mensagens SMS. Ou mesmo por e-mail, mas nem todos  tem e-mail, e nem todos que tem e-mail leêm diariamente seus e-mails.
Impossibilidade de pagamento por terceiro de um único boleto - Esse ponto eu não entendi, eu posso autorizar alguém a ver meus boletos isso eu sei, mas e se eu quiser autorizar só um boleto, é possível? E se eu não tiver saldo no dia do vencimento, mas algum amigo seu tem saldo, e aceita pagar seu boleto, como ele vai pagar se para ele ter acesso é necessário o envio dos documentos de comprovação?
Pagamento em casos excepcionais por terceiros - Uma coisa que já deveria estar prevista é o recebimento de um código pelo SMS ou E-mail, por exemplo, que permita que um terceiro pague o boleto. Isso seria para os casos em que o titular esteja incapacitado de acessar a conta, até mesmo por frescura do banco, cartão bloqueado, senha bloqueada, greve do banco, situação caótica mas real..
Contratos - Se ainda estiver com dúvida leia atentamente o contrato de adesão do DDA
de seu banco, vou colar aqui os trechos dos contratos de alguns bancos:

Bradesco
b) diariamente, o Sacado Eletrônico e os seus Sacados Agregados deverão acessar os canais eletrônicos disponibilizados pelo Bradesco para consultar as informações dos boletos de cobrança registrada demonstrados via DDA, seja para programar os pagamentos ou para realizar os eventuais complementos de dados admitidos no sistema DDA, ficando o Sacado Eletrônico e os Sacados Agregados obrigados a manterem saldo disponível em suas contas de depósito no Bradesco para o acatamento dos pagamentos
programados por aquele ou por estes;

Santander
d) deverá acessar diariamente os canais eletrônicos disponibilizados pelo BANCO para consultar as informações dos boletos de cobrança registrada demonstrados via DDA, com o objetivo de agendar pagamentos ou efetuar eventuais complementos/acertos de dados registrados no sistema DDA, ficando o Sacado Eletrônico obrigado a manter saldo disponível em sua conta corrente para a realização dos pagamentos agendados.


Banco Real
d) deverá acessar diariamente os canais eletrônicos disponibilizados pelo BANCO para consultar as informações dos boletos de cobrança registrada demonstrados via DDA, com o objetivo de agendar pagamentos ou efetuar eventuais complementos/acertos de dados registrados no sistema DDA, ficando o Sacado Eletrônico obrigado a manter saldo disponível em sua conta corrente para a realização dos pagamentos agendados. No Banco do Brasil, Nossa Caixa não há qualquer menção a isto, também não falam nada sobre um prazo mínimo entre o registro e o vencimento. Mas incubem ao cliente
a responsabilidade pelo uso do sistema:

Banco do Brasil
b) A simples consulta, nos meios disponibilizados pelo BANCO, efetuada pelo(s) SACADO(S) ELETRÔNICO(S), dos bloquetos de cobrança e similares, que lhe for(em) apresentada(s) eletronicamente, importará a ciência inequívoca desses documentos; Mas o que acontece se o cliente não acessar???

Banco Nossa Caixa
b) A disponibilidade pelo BANCO dos bloquetos ou similares para o (s) SACADO(S) ELETRÔNICO(S), importará a ciência inequívoca desses documentos, inexistindo responsabilidade do BANCO na hipótese de ausência de consultas pelo(s) SACADO(S) ELETRÕNICO(S);


Caixa Econômica Federal
I - Estar ciente que após disponibilização do serviço DDA poderá não mais receber bloquetos de cobrança registrada em meio papel (documentos físicos), responsabilizando-se por consultar, de forma eletrônica, todas as informações de cobrança existentes em seu nome e de seus AGREGADOS nas contas de depósito de sua titularidade; O contrato do Banco Itaú não consegui acessar talvez por causa do horário.

Conclusão - Então antes de aderir ao sistema, pense bem e procure ativar serviços que avisem da existência de um novo boleto registrado de forma passiva (SMS, E-mail, sinal de fumaça)... Ou então organize sua agenda diária para consultar a lista de boletos cadastrados, e não deixe de consultá-la mesmo que esteja internado em um hospital. (O boleto em papel alguém podia abrir a carta e pagar, o eletrônico só com autorização (de alguém, do gerente?), se não exigirem um alvará judicial. Nada contra o sistema DDA, mas esses pontos são muito complexos para serem ignorados pela população em geral.

ABRAM SEUS OLHOS!!!

BlogBlogs

E-mail Marketing - Dicas

Muito prazer, sou seu cliente


Conheça todas as informações possíveis sobre seu cliente. Desejos, preferências e o que leva seus clientes a comprarem seu produto são fatores fundamentais na hora de decidir o conteúdo da sua campanha. A mensagem só será certeira se a oferta casar com a demanda. As vezes um ótimo desconto pode não ser suficiente. Descobrindo o motivo que leva o cliente a comprar o seu produto ou serviço, será mais fácil conseguir atender as expectativas e satisfazê-lo.


Foco no cliente

Use uma linguagem adequada ao universo do seu cliente. Seja direto e amigável como em uma conversa. Imagine que ele não está lendo um e-mail, mas está na sua frente. Redija o texto de forma personalizada, fazendo com que o cliente se sinta especial e único.


Promessa é dívida

Seja coerente no assunto, conteúdo e links. Se o assunto é uma pergunta, responda no conteúdo. Se o link promete desconto, direcione o cliente para uma página que conceda esse benefício. Não tente mascarar suas intenções, email marketing é uma via direta. Prometa e cumpra.


1 alvo com 1 bala

Concentre sua mensagem em um objetivo. Seja ele venda, cadastramento, convite ou resposta. Não crie mensagens longas com vários assuntos e focos diversos. Isso dispersa a atenção do cliente, que na maioria das vezes já lerá seu email rapidamente. A informação deve ser clara e direta com links visíveis e destacados.


Seja profissional

Não envie e-mails do Outlook. Fuja também dos softwares de camelô. Procure profissionais ou serviços online especializados. Além de tornarem o envio uma tarefa simples, eles ainda fornecem estatísticas de envios, informam quem abriu e quem clicou nos links. Dados fundamentais para medir o resultado da sua campanha.

Guerra

Acabei de ver na TV uma matéria sobre um soldado inglês fazendo treinamento junto com o BOPE no Rio de Janeiro. Qual sua conclusão ao fim do treino? "Eu sabia que encontraria violência no Rio de Janeiro, mas não uma guerra dessa proporção..."
É isso que o Rio vive hoje, uma guerra, onde marginais dominam a sociedade decretando e fazendo cumprir suas leis. Mas será que o Governo não tem poder pra acabar com isso? Claro que tem, o problema é que há alguns "cidadãos" dentro da política que também tem vantagens com essa guerra... podem ter certeza disso. Caso contrário, seria simples, temos ótimos soldados do exército, experts em guerrilha urbana, e como graças a Deus nosso país não está em guerra com ninguém, poderíamos enviar estes homens às favelas e fazer uma limpeza, libertando a sociedade dessa mancha chamada tráfico. Não há outra solução, devemos educar as crianças pra que não entrem nesse caminho, mas os que já estão lá não querem mudar, é vida fácil, poder, dinheiro fácil. Não há outra solução. E a sociedade não pode ficar presa a isto. Precisamos de liberdade. Dizem que violência gera mais violência, mas como disse o presidente Lula (adoro essa frase) "Não podemos combater os traficantes com pétalas de rosas..."

DEUS. Quem Ele é?

Você já parou e se perguntou isso? Ou já se pegou perguntando isso? Eu já... Certa vez, eu tinha uma lista de respostas pra essa pergunta. Quando você está bem, quando sua vida está bem, quando não há problemas, é fácil responder. Mas quando você está no olho do furacão... aí sim, é difícil. Como diz a sabedoria popular, é fácil resolver os problemas dos outros... Sei que os que não concordaram com meu texto intitulado "Máfia" vão aproveitar agora e dizer: "Eu sabia que tinha algo errado, o cara tá cheio de problemas e fica criticando a igreja..."

Já vou me adiantar e deixar bem claro aqui que não critiquei o agir de Deus, e sim o agir dos homens que se dizem representantes de Deus mas suas ações afirmam que eles não o conhecem. Deus é perfeito, e não há nEle sombra nenhuma sequer. Jesus também criticou os fariseus e saduceus que eram os perfeitinhos da época e andavam abraçados às cópias da Lei...
Mas voltando ao assunto principal, quem é Deus? O que Ele quer? O que Ele pensa sobre o ser humano? O que somos aos olhos Dele? Como Ele nos vê? Temos livre arbítrio, enfrentamos nossos problemas e tomamos nossas decisões, mas quais serão as consequências disso? Deus se importa com seres tão frágeis e tão ignorantes, mas mesmo assim tão orgulhosos? Os cristãos dizem que Deus é um ser supremo que nos deu um punhado de leis para cumprirmos, e está pronto a nos punir caso venhamos a transgredir uma delas. Outras seitas nos dizem que Deus é uma força, e pode estar em qualquer lugar... ou é um ser que tem coisas mais importantes a fazer do que cuidar de seres humanos...
Eu já vi muitas coisas acontecerem que me abalaram profundamente, que me entristeceram, e nessas horas senti vontade de criticar Deus, mas pensei: Mesmo que Ele não tenha se importado com isso, adianta reclamar? Quem é o homem para criticar Deus? O que somos nós? Se as coisas boas e ruins que acontecem são decisões dEle ou permissões dEle, não temos nada mais a fazer do que viver isso, mesmo sem aceitar... Nós erramos, falhamos todos os dias, somos orgulhosos, mentirosos, desprezíveis, arrogantes e tantas coisas mais, mas o que fazer? Eu particularmente acho que deveríamos ter a oportunidade de errar, mas também consertar nossos errros e aprender com isso. Consertar não com medo de ser punido por um ser superior, mas aprender com os erros. Olhar adiante, sonhar, começar do zero... Talvez vocês achem confuso esse texto, mas assim eu fico quando penso nesse assunto... confuso...
Muitos fazem de Deus uma fonte de renda, um escândalo, uma ameaça, um motivo pra guerra, um motivo pra loucuras, mas eu quero fazer dele um amigo, que Ele olhe pra nós com misericórdia, e veja que suas criaturas são falhas, nunca serão perfeitas, mas precisam às vezes começar de novo...

"A causa da minha guerra é a busca pela minha paz"

Máfia


Quem já assistiu "The Goodfather"? Quem lembra da famosa frase de Mike Corleone "Eu passei minha vida toda defendendo minha família"? Quem lembra das influências do poderoso chefão? Das ameaças, dos políticos que comiam na mão dele, dos seus soldados? Quem lembra da sua aproximação com a igreja na tentativa de se redimir? Uma ótima história, um ótimo livro, um ótimo filme. Apesar de todos seus crimes, a história da máfia italiana tem sua beleza e romantismo por tratar-se de um homem defendendo os interesses de sua família. Vito Corleone, interpretado por Marlon Brando, um italiano na América, na terra da oportunidade, um homem que se tornou infuente e poderoso, dono de hotéis, cassinos e prostíbulos, mas que se recusava a vender drogas por considerar isso incorreto...

Hoje observo algo assim se repetindo, uma organização como uma "família", obtendo vantagens, comprando cargos, protegendo seus interesses e membros influentes e eliminando os fracos e todos aqueles que se colocam em seu caminho. Um líder poderoso e economicamente influente, com bons contatos, protegendo aqueles que lhe são úteis. Uma sociedade invisível que não se mostra, mas sente-se a sua força, principalmente quando se está contra ela.
E o pior não é a atuação dessa "máfia", mas sim o local onde ela atua: dentro de outra organização que foi criada para ser o sal da terra e a luz do mundo,dentro da igreja, lugar onde os problemas espirituais, físicos e materiais da humanidade, bem como suas angústias e anseios deveriam ser solucionados, mas hoje somente serve aos interesses dessa "família" que suga as forças e o dinheiro de seus membros.

Don Corleone, quando tentava arrepender-se e consertar seus erros, disse: "A política e o crime são a mesma coisa" e eu digo: "A falsa religião e o crime são a mesma coisa."

De que Lado eu Estou?

Este é um dos textos de Wanessa Potter, postado em 19 de setembro de 2008, nessa época ela dissertava sobre a política (ou melhor, politicalha) aqui em Lages. A situação política é a mesma, e o pior, em todo o país... interesse próprio e desprezo para com o povo. Só quem pode mudar isso é você, eleitor... e logo estaremos sujeitos novamente a novas mentiras e propagandas políticas. Pensem, e mudem este país, nossa única arma é o voto, vamos usá-la, como protesto ou não, mas vamos usá-la...



De Que Lado Eu Estou???



Esta vai para todos aqueles que visitarão as urnas em cinco de outubro deste ano, mas principalmente para os lageanos. Eu não mando no voto de ninguem, bem sei disso, gostaria apenas que voces parassem para pensar. Como sabiamente disse um colunista de certo jornal lageano, este ano em Lages não há candidato da oposição, mas somente da situação. A politica brasileira é podre, mas a politica lageana chegou ao limiar do insano, ou melhor, chegou ao insano. Algo chamado honra, palavra, fidelidade, são coisas que não existem dentro da politica lageana mais do que nunca. Acho que nao preciso explicar muito. Provavelmente não estarei em Lages em cinco de outubro, e não poderei votar. mas isso não me exime de minha responsabilidade como cidadã. Se puder votar, votarei nulo. Votarei nulo como um protesto contra o cumulo que chegou a situação politica da minha cidade. Espero que voce, que estiver lendo esse texto, reflita, e se vir a concordar com o que digo, com a minha indignaçao ao lixo que vemos especialmente dois de nossos candidatos esfregarem na nossa cara a todo instante, que repasse isso a outras pessoas. O voto nulo, quando aplicado com seriedade, é talvez a maior arma de protesto do eleitor. Se voce não é lageano, mas em sua cidade algo realmente absurdo, realmente, REALMENTE inaceitavel acontece - como homens que roubaram a tua confiança a vida inteira, brigando e se atacando como cão e gato, ao inves pararem de agir como idiotas e pararem de se atacar na nossa frente, não só fazem isso como passam a andar de maõs juntas, e ainda critica o adversario que faz o mesmo que eles - reflita. Quem sabe voce tambem possa usar o voto nulo, não irresponsavelmente, mas como forma de protesto.

Há Uma Vida Virtual?


Há Uma Vida Virtual?

Andamos às voltas com novas tecnologias que surgem todos os dias, facilitando (?) nossas vidas, encurtando (?) distâncias, aproximando (?) pessoas. Apesar de toda a correria e frenesi não conseguimos nos atualizar, não conseguimos acompanhar o mundo em sua revolução tecnológica, não conseguimos receber e assimilar tanta informação. No trabalho somos uma combinação de números no sistema de gestão de pessoal, na escola ou faculdade somos uma pasta de arquivos cheia de notas e avaliações no note book do professor, no banco somos uma seqüência numérica em um cartão magnético. Perdemos nossa personalidade?
Vivemos dependentes de ipods, iphones, celulares, palm tops, note books e tanta coisa mais... Escrever sobre isso num blog soa irônico, mas afinal, como atingir as massas? Temos várias ferramentas à mão: blogs, podcasts, webcasts, fóruns, chats, conferências on-line e muito mais, e como se isso não bastasse, apelamos para uma segunda vida, uma vida virtual (quem sabe assim poderemos atingir o objetivo maior da humanidade que é ser feliz?). A humanidade está mudando, evoluindo, caminhando, mas para onde? Estamos conectados a milhares de pessoas e ao mesmo tempo sozinhos trancados em um quarto, sentados em frente ao computador. Temos vários seguidores no twitter e vários amigos em nossas redes sociais, mas não conhecemos o vizinho do apartamento ao lado. Temos alguém pra ficar ao nosso lado quando parte de nossa vida real desaba? É algo pra se pensar...

“Ali vai um ser humano, solitário entre milhões de outros seres humanos.”