Provavelmente não foi em 25 de dezembro que Cristo nasceu, afinal de contas nenhum pastor estaria com suas ovelhas no campo em pleno inverno no Oriente Médio... mas o que vale é a mensagem que a data nos traz. Jesus veio pra tentar mudar este mundo, mudar as pessoas. Não sei se adiantou muito, mas ele tentou.
Cristo ensinou a nos importarmos com os pobres, com os humildes, mas nós não fazemos isso. Cristo partiu o pão sempre, mas hoje, se alguém fala em partilha, em divisão justa, é taxado de "comunista".
Cristo sempre nos orientou a evitarmos o homem violento, mas hoje acreditamos que devemos andar armados. Jesus disse "Dai a César o que é de César", mostrando que a fé não se mistura com a política, mas hoje alguns "líderes" evangélicos se tornam políticos, manipulando os votos de seus fiéis e vivendo às custas do Estado, fazendo a religião se sobrepor à democracia, usando-a como motivo para perseguição a opositores.
Jesus expulsou do Templo alguns vendedores de animais. Hoje os falsos pastores exploram até o último centavo de seus fiéis, mentindo e enganando descaradamente, vivendo como reis enquanto os membros de suas igrejas passam necessidade.
Cristo sempre condenou os políticos e líderes religiosos de sua época. Hoje as pessoas que se dizem cristãs apoiam políticos mentirosos e violentos, envolvidos com milícia e assassinatos, mas que se dizem "cristãos", enganando os incautos com suas mentiras.
O Natal é esperança, e hoje, mais do que nunca, precisamos renovar a esperança, e lutar para que o ser humano se importe com seus semelhantes, para que todos tenhamos as mesmas chances, os mesmos direitos, as mesmas oportunidades, uma vida com equidade e justiça.
Feliz Natal a todos!