Submarino

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Então é Natal...

Provavelmente não foi em 25 de dezembro que Cristo nasceu, afinal de contas nenhum pastor estaria com suas ovelhas no campo em pleno inverno no Oriente Médio... mas o que vale é a mensagem que a data nos traz. Jesus veio pra tentar mudar este mundo, mudar as pessoas. Não sei se adiantou muito, mas ele tentou.

Cristo ensinou a nos importarmos com os pobres, com os humildes, mas nós não fazemos isso. Cristo partiu o pão sempre, mas hoje, se alguém fala em partilha, em divisão justa, é taxado de "comunista".

Cristo sempre nos orientou a evitarmos o homem violento, mas hoje acreditamos que devemos andar armados. Jesus disse "Dai a César o que é de César", mostrando que a fé não se mistura com a política, mas hoje alguns "líderes" evangélicos se tornam políticos, manipulando os votos de seus fiéis e vivendo às custas do Estado, fazendo a religião se sobrepor à democracia, usando-a como motivo para perseguição a opositores.

Jesus expulsou do Templo alguns vendedores de animais. Hoje os falsos pastores exploram até o último centavo de seus fiéis, mentindo e enganando descaradamente, vivendo como reis enquanto os membros de suas igrejas passam necessidade.

Cristo sempre condenou os políticos e líderes religiosos de sua época. Hoje as pessoas que se dizem cristãs apoiam políticos mentirosos e violentos, envolvidos com milícia e assassinatos, mas que se dizem "cristãos", enganando os incautos com suas mentiras.

O Natal é esperança, e hoje, mais do que nunca, precisamos renovar a esperança, e lutar para que o ser humano se importe com seus semelhantes, para que todos tenhamos as mesmas chances, os mesmos direitos, as mesmas oportunidades, uma vida com equidade e justiça.

Feliz Natal a todos!

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

O Irlandês - Scorsese


Mais um excelente filme de Martin Scorsese, uma obra prima contando a história de Jimmy Hoffa, e a atuação da Máfia nos sindicatos e sua influência no Governo Americano na metade do século XX.

O filme tem 3 horas e meia de duração, e um roteiro ótimo, uma história nada cansativa, e que vale a pena pelo contexto histórico e político. É baseado no livro "I Heard You Paint Houses" de Charles Brandt, lançado em 2003. A expressão título do livro é um código da Máfia que significa "ouvi dizer que você mata pessoas", e é explicado no filme com a cena de um homem sendo assassinado e seu sangue, que salta da cabeça, acaba "pintando" a parede.

Há alguns pseudo críticos na internet criticando a duração do filme, gente que só se acostumou a ver filmes de ação, e não consegue parar pra pensa, mas desconsidere as críticas, e veja com seus próprios olhos.

Um filme com Robert De Niro, Al Pacino, Harvey Keitel e Joe Pesci, dirigido por Scorsese, nunca vai ser menos que um sucesso, e já está na lista dos dez melhores filmes de 2019, da revista Times.