Submarino

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Seja um Fracassado (Gustavo Reis)

O professor Gustavo Reis teve coragem para ser aquilo que realmente gosta de ser: um professor de matemática. Em todos os casos, para todas as pessoas, a vida deveria ser sempre mais importante que o trabalho, pois amar o que faz é essencial para o ser humano.

Ganhar pouco pode ser visto pelos outros como sinônimo de fracasso, mas se mesmo ganhando pouco nos sentimos bem onde trabalhamos, isso pode ser a nossa felicidade.

Em poucos minutos, Gustavo convida os demais professores a fazer algo que talvez nunca fizeram em suas vidas: ENSINAR DE VERDADE ALGUMA COISA A ALGUÉM.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

25 de agosto - Dia do Soldado

Parabéns aos soldados das três armas, verdadeiros militares que trabalham por amor à Pátria, e não apenas pelo salário.

domingo, 23 de agosto de 2015

Humor: Terrorismo de Janeiro (adaptado)

A CIA revelou recentemente documentos relatando um ato de terrorismo no Brasil que quase se concretizou: pouco depois do fatídico 11 de setembro, terroristas planejaram explodir o Cristo Redentor, um dos maiores símbolos de nosso país. A tática usada seria também o sequestro de um avião, que seria lançado contra a estátua.

Os dois terroristas encarregados da missão chegaram no Rio de Janeiro numa noite de domingo em um vôo da Air France. A missão começou a sofrer empecilhos já no desembarque, quando a bagagem dos terroristas foi extraviada, seguindo para o Paraguai.

Após uma peregrinação (maior e mais sofrida do que quando se vai a Meca) pelos guichês do aeroporto, sem falar na dificuldade de comunicação devido ao inglês ruim tanto dos terroristas quanto dos brasileiros, os dois saíram do aeroporto a pedido de um funcionário da Infraero, que pediu que ambos voltassem no dia seguinte. Entraram num táxi e o motorista, percebendo que ambos eram estrangeiros, rodou por um bom tempo, deixando os dois passageiros num lugar ermo na Baixada Fluminense,onde alguns cúmplices do taxista assaltaram os terroristas.

Restaram apenas alguns dólares que os terroristas haviam escondido nas meias, e graças a um treinamento de guerrilha realizado no Afeganistão, conseguiram pegar carona num caminhão de gás, e na segunda pela manhã chegaram a um hotel em Copacabana e descansaram um pouco.

Depois de dormirem um pouco, alugaram um carro e tomaram o caminho de volta ao aeroporto, resolvidos a sequestrar logo um avião e acabar com o Cristo Redentor, mas enfrentaram um grande congestionamento devido às manifestações que estavam ocorrendo com a greve dos professores. Desceram do veículo e estavam esperando o fim da manifestação, na altura de Manguinhos, avenida Brasil, quando houve um arrastão, e seus relógios e celulares foram levados.

Já passava de meio-dia, quando eles entraram em uma casa de câmbio para trocar os poucos dólares que sobraram, e receberam notas de cinquenta reais falsas. Quando tentaram pagar o almoço em um restaurante, tiveram sérios problemas com o caixa, que só não chamou a polícia  porque recebeu de bom grado um lap top dos terroristas.

Por fim, chegaram ao Aeroporto dispostos a cumprir sua missão. Quando se dirigiram ao setor de embarque, descobriram que os pilotos estavam em greve por aumento de salário e os vôos foram cancelados. Os controladores de vôo também estavam em greve exigindo equiparação de salário com os pilotos. Viram um único avião na pista e correram até ele, mas o mesmo era da Transbrasil e estava sem combustível.

Voltaram desanimados e quando estavam atravessando o salão do aeroporto, a polícia de choque, disposta a acabar com a greve, chegou batendo em todo mundo, inclusive neles. A polícia, depois de plantar papelotes de cocaína em seus bolsos, levou os dois para a delegacia, onde foram acusados de tráfico de drogas, e encaminhados para a cadeia. À noite houve um resgate de presos orquestrado pelo Comando Vermelho, e em meio à confusão e aos tiros, os terroristas conseguiram escapar também. 

Na terça-feira de manhã, os dois conseguiram comprar bilhetes de vôo da VASP, sem saber que os vôos da companhia estavam desativados. Cansados, sujos, doloridos e mortos de fome, resolveram comprar sanduíches de carne e limonada na lanchonete do aeroporto. Às 15h00, depois de percorrerem em uma ambulância todos os hospitais da região, deram entrada no Miguel Couto, intoxicados pela carne estragada utilizada nos sanduíches. 

Domingo no fim da tarde receberam alta médica, e saíram do hospital a pé, Passaram em frente à saída do Maracanã, onde o Flamengo acabara de perder para o Paraná Clube, e a torcida rubro-negra saiu distribuindo pancada nos adversários. Em meio a socos e pontapés, os terroristas correram como doidos para escapar do espancamento.

Desnorteados, famintos e abalados, os terroristas fugiram do Rio escondidos na carroceria de um caminhão de eletrodomésticos, que foi assaltado horas depois na Serra das Araras. O motorista e seus passageiros clandestinos foram abandonados na estrada amarrados. Um caminhoneiro encontrou os três e os levou para São Paulo, onde o motorista foi até a polícia, e os terroristas resolveram sair à procura de comida. A noite chegou, e os dois foram dormir embaixo de uma marquise. No meio da madrugada de terça-feira foram acordados a socos e gritos por uma turma de mata mendigos, que queria queimá-los vivos. Foram socorridos pela Guarda Municipal, que deixou os dois em um colchão no corredor de um hospital, pois não havia vagas, e informou a Polícia Federal.

O delegado da PF afirmou que após a alta médica, pretende pedir a deportação dos terroristas, mas acha que isso vai demorar um bocado, pois a verba destinada ao transporte de deportados de volta para seus países foi suspensa pelo Governo.

O repórter que teve acesso aos dois terroristas relatou que eles choram muito, estão traumatizados e já não sabem mais se atacar o Brasil é um ato de terrorismo ou caridade...

(capa do calendário do jornal satírico americano The Oniom 2009)

sábado, 15 de agosto de 2015

Divertida Mente (COM SPOILER)

Neste ano, no 68º Festival de Cinema de Cannes, uma animação foi aplaudida em pé por todos os presentes. Escrita por Pete Docter, Meg LeFauve e Josh Cooley, Divertida Mente é o novo sucesso da Pixar. 

Como todos os demais filmes da Pixar, que se desenvolvem em um universo próprio, este se passa dentro do cérebro humano, mais especificamente na cabeça da menina Riley, uma adorável garotinha que está enfrentando as dificuldades de uma mudança literal em sua vida.

A história é protagonizada pelas cinco emoções básicas que dirigem a vida de Riley: Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojinho. A dupla Alegria e Tristeza lutam por controlar os principais momentos da vida de Riley, sendo que Alegria tenta evitar que Tristeza toque nas imagens felizes que a garotinha tem armazenadas em sua mente, mas acaba entendendo que a Tristeza é também um sentimento necessário, e que precisamos aprender a lidar com ela. Toda essa gama de sentimentos é abordada de maneira divertida e profunda ao mesmo tempo, há muita psicologia por trás da estrutura da história, e até a depressão é apresentada na vida da garota. Na cena em que ela foge de casa, a cor acinzentada da rua, das casas, mostra bem o que a menina sente na alma. 


Quando Alegria e Tristeza são lançadas para fora da Sala de Controle da mente de Riley, e as emoções básicas da garota se perdem, a menina fecha-se em seu ego, ficando até sem expressão às vezes. Medo, Raiva e Nojinho não conseguem controlar a mente da menina sozinhos, e Riley torna-se instável. Enquanto isso, Alegria e Tristeza vagam por várias partes da mente da menina, em sua jornada de volta para a Sala de Controle, e acabam entendendo que ambas são necessárias para o desenvolvimento de Riley. Durante a jornada, vários conceitos são explicados de maneira divertida, como a importância de um amigo imaginário, o sentimento que nutrimos pela família e amigos, o motivo pelo qual acabamos esquecendo das coisas que aprendemos mas não utilizamos, e até mesmo porque nos flagramos às vezes cantando uma música boba de algum comercial infantil que não vemos há tanto tempo...

Nunca duvidei da qualidade dos trabalhos da Pixar, mas Divertida Mente me marcou, talvez pelo fato de eu ter uma filha, e tentar entendê-la da melhor maneira possível. Não sei. É uma bela história, cheia de realismo e fantasia, pureza e sabedoria, um misto de diversão e aprendizado. Algo pra se lembrar.

domingo, 9 de agosto de 2015

Meu Feliz Dia dos Pais

Falar do dia dos pais sempre me incomodou porque não tenho o melhor relacionamento do mundo com meu pai. Mas há alguns anos conheci alguém que me fez ter mais esperança, mais amor, mais educação, mais solidariedade. Fez-me acreditar mais nas pessoas e, principalmente, perceber que um pai pode ser tão especial quanto uma mãe. A dicotomia de pai e mãe me incomoda deveras, porque ambos deveria ser as metades de uma mesma flor, mas, na maioria das vezes, definitivamente não o são. 
Portanto, neste dia dos pais, quero dedicar meu carinho ao dono deste blog, o melhor pai do mundo, que cuida com tanto carinho, amor e dedicação da sua pequena e me inspira tanto, a ser alguém melhor e mais humana. Feliz Dia dos Pais. Obrigada por tudo. Nós te amamos.

Feliz Dia dos Pais

Você pode ser pai, você pode ser pai e mãe. E você pode até ser melhor que isso, basta querer. A figura do pai não é tão valorizada quanto a da mãe, mas há alguns pais que são melhores que tudo isso, e fazem o impossível pra que isso aconteça.  

domingo, 2 de agosto de 2015

Malagueña Salerosa


Teste rápido para detectar se você é nerd:

Quando você descobre algo novo, como uma música, por exemplo, fica maluco e pesquisa tudo que pode sobre tal assunto, quem escreveu, quem gravou, a letra, se é internacional, quer ver a tradução, quer, enfim, saber tudo que puder sobre tal assunto?

Se sua resposta é sim, você é nerd. Não disfarce.

Assim aconteceu comigo, quando, inocente que estava, assisti o vídeo da Cozinha de Jack de 31/7/15, e achei muito maneira a trilha sonora (como sempre, pois o Tucano sempre escolhe músicas maneiras). Mas essa me chamou mais atenção ainda, com sua mistura de rock pesado e canção mexicana.....

Malagueña Salerosa (A Rosa vinda de Málaga, numa tradução livre) é uma das maiores músicas do cancioneiro mexicano. Sua composição está em torno da década de 40, provavelmente por Elpídio Ramirez e Pedro Galindo. A belíssima letra - de um tempo em que músicas românticas ressaltavam a pureza e a inocência do amor - é uma declaração de amor de um homem apaixonado a uma mulher que está fora do seu alcance, porque ele é pobre. Piegas? Nem tanto.

Malagueña Salerosa tem mais de 200 regravações, de artistas mexicanos e de todas as partes do mundo - inclusive do Brasil, onde foi, por exemplo, gravada por Chitãozinho e Xororó, em 2006. Eu devo ter escutado umas quinze versões, mas uma delas é, indiscutivelmente, a minha favorita. Gravada em 2004, pela banda de rock hispano-americana Chingon, para a trilha sonora de Kill Bill - parte 2...


Que bonitos ojos tienes
Debajo de esas dos cejas
Debajo de esas dos cejas
Que bonitos ojos tienes

Ellos me quieren mirar
Pero si tu no los dejas
Pero si tu no los dejas
Ni siquiera parpadear

Malagueña salerosa
Besar tus labios quisiera
Besar tus labios quisiera
Malagueña salerosa

Y decirte, nina hermosa

Que eres lin... da y hechicera
Que eres linda y hechicera
Como el candor de una rosa

Si por pobre me desprecias
Yo te concedo razón
Yo te concedo razón
Si por pobre me desprecias

Yo no te ofrezco riquezas
Te ofrezco mi corazón
Te ofrezco mi corazón
A cámbio de mi pobreza....


Que bonitos olhos tens
Debaixo dessas sobrancelhas
Debaixo dessas sobrancelhas
Que bonitos olhos tens

Eles querem me olhar
Mas se tu não os deixa
Mas se tu não os deixa
Nem ao menos por um segundo

Rosa vinda de málaga
Queria beijar teus lábios
Queria beijar teus lábios
Rosa vinda de málaga

E te dizer, bela menina

Que você é lin... da e feiticeira
Que você é linda e feiticeira
Como a inocência da rosa

Se por ser pobre me desprezas
Eu te dou razão
Eu te dou razão
Se por ser pobre me desprezas

Não te ofereço riquezas
Te ofereço meu coração
Te ofereço meu coração
Em troca de minha pobreza...

Na premiere do filme, foi gravada esta versão ao vivo, absolutamente fantástica, para quem gosta de rock (claro, sempre tem os filósofos de youtube, que acham um sacrilégio colocar guitarra e arranjo de rock numa canção "100% latina"....... afff). Um arranjo pesado, com guitarra e violões fortes e bem casados. Simplesmente fod*.