Submarino

Páginas

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Enganos da Saúde Brasileira

Insulina em vez de vacina contra H1N1 em 2016. Vacina contra febre amarela em lugar de vacina contra H1N1 em 2017. O que está acontecendo?

Não devemos apontar um nome, achar que uma única pessoa é a responsável pelo erro. Afinal, não se conhecem as condições de trabalho da unidade de saúde onde se cometeu o engano. Não se sabe o tamanho da pressão ou cobrança pela qual os funcionários passam. A pressão induz à pressa, e a pressa induz ao erro.

São casos de enganos de medicação que prejudicaram várias pessoas. As mães que receberam a vacina contra febre amarela por engano terão que suspender a amamentação de seus filhos por pelo menos trinta dias. Talvez após esse período o bebê nem se adapte mais ao leite materno. É triste e complicado, mas é real.

O problema não é o engano em si, não é o funcionário, que as pessoas adoram chamar de incompetente, mesmo sendo às vezes menos competentes que ele... O problema é a SAÚDE NO BRASIL, que tem se tornado um grande engano. Todos os dias, os brasileiros DA CLASSE BAIXA sofrem com falta de médicos, falta de funcionários nos hospitais, falta de leitos. Tudo é um grande engano. As promessas dos governantes nunca são cumpridas. As metas nunca são atingidas.

As verbas para a saúde precisam chegar ao destino, e a gestão desses recursos precisa ser feita por gente disposta e honesta. Funcionários precisam ser contratados, médicos precisam ser bem pagos. Pacientes precisam ser valorizados e tratados como seres humanos que são, não como pedaços de carne. Quando isso acontecer, essas trocas de vacina, esses enganos triviais deixarão de existir.

Nenhum comentário: